Toque da pessoa amada é capaz de diminuir qualquer dor, diz estudo

Toque da pessoa amada é capaz de diminuir qualquer dor, diz estudo

Da próxima vez que você sentir uma dor de cabeça ou desconforto muscular, em vez de tomar um remédio, que tal dar um abraço ou pedir um carinho do parceiro ou parceira? O simples toque do par pode aliviar a dor e servir como um analgésico natural, aponta um recente estudo feito pela Universidade do Colorado, EUA.

Toque da pessoa amada é remédio contra dores

De acordo com a pesquisa, publicada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quando um casal dá as mãos, ocorre uma sintonia da atividade cerebral de ambos, que aciona uma rede envolvida nas áreas do órgão relacionadas à dor, gerando um efeito analgésico.

abraco carinho casal 0218 400x800

ROMAN SAMBORSKYI/SHUTTERSTOCK

Além da diminuição da dor, o toque da pessoa amada ativa mecanismo ligado à empatia, descobriram os cientistas. A conclusão foi obtida através de um experimento com 20 casais heterossexuais com idades entre 23 e 32 anos.

O estudo complementa as descobertas feitas anteriormente pela mesma universidade que, no ano passado, mostrou que respiração e batimentos cardíacos de pessoas que se amam entram em sincronia e promovem alívio da dor física durante o toque.

Fonte:Vix

Envie seu comentário